Powered By Blogger

VARIZES



CONHECENDO E PREVENINDO


Varizes são dilatações de veias. Veias são vasos sanguíneos responsáveis pelo retorno do sangue dos membros para o coração. As varizes aparecem como cordões tortuosos sob a superfície da pele.



DESENVOLVIMENTO DAS VARIZES


As veias dos membros inferiores tem como função impulsionar o sangue em direção ao coração, agindo dessa forma, contra a gravidade que tenderia a manter o sangue represado no ponto mais baixo. Para conseguir impulsionar o sangue, as veias contam com a participação dos músculos das pernas, que, ao se contrairem funcionam como bombas para impulsionar o sangue e, no interior das veias, um sistema de válvulas impede que o sangue reflua, garantindo que o mesmo siga em um único sentido. As varizes se formam quando há uma perda da elasticidade das veias e o sistema de válvulas se enfraquece, causando refluxo do sangue que deveria ser impulsionado e aumento da pressão sobre as veias, causando sua dilatação. 


GRAVIDEZ


Durante a gravidez ocorrem mudanças hormonais e também um aumento importante na quantidade de sangue circulando no organismo, além da própria compressão do útero em crescimento sobre as veias e provocando seu alargamento, que pode evoluir para a formação de varizes, que em geral regridem após o parto. 


OBESIDADE


A obesidade é um fator que pode causar aumento de pressão sobre as pernas e enfraquecimento das válvulas venosas, e favorecendo a ocorrência de varizes. 


PERMANÊNCIA MUITO TEMPO EM PÉ


Essa postura também pode aumentar a pressão sobre os membros inferiores e favorecer o enfraquecimento do sistema de válvulas nas veias.


HEREDITARIEDADE


É o principal fator que contribui para o aparecimento de varizes. 


SEDENTARISMO


É também um fator de risco. Fazendo atividade física, drenagem linfática manual regularmente, mas sempre com orientação médica, é um meio de prevenção.


OUTROS FATORES


Exposição a climas quentes, traumatismos nas pernas e tabagismo também são fatores que podem favorecer a ocorrência de varizes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seus comentarios, sugestões e criticas!