Em se tratando de compras coletivas, eu tenho muita experiência e minha opinião. Desde dezembro de 2010 que venho atendendo e prospectando clientes, lidando com dúvidas e informações que surgem a cada momento. Dedicação e muita responsabilidade é a resposta para dar certo nesse tipo de trabalho de promoção, não é fácil, dá pra rir e pra chorar, mas no final, vale à pena.
Para entender um pouco sobre as compras coletivas, primeiro o cliente tem que ter consciência de que toda compra coletiva é importante não só para quem compra, mas também para o marketing do profissional e da empresa onde ele atua.
O cliente deve ter paciência e a compreensão para esperar sua hora de ser atendido, desde o momento da marcação, que não é nada fácil às vezes, pois como foi uma compra coletiva, são várias pessoas disputando um atendimento, uma vaga ou um horário. O cliente precisa estar atendo as regras e aos detalhes da promoção, cada empresa tem a sua regra, mesmo que o serviço seja o mesmo.
Essa conscientização não é somente do cliente, mas do profissional. O serviço realizado deve ser bem feito para que o cliente fique satisfeito, mesmo que ele não volte, mas também não saia com impressões negativas e fique frustado com esse tipo de compra.
Mas para que dê certo mesmo, tudo tem que começar pelo vendedor da empresa de compra coletiva, pois a organização e preparação do profissional são indispensáveis. O vendedor deve se inteirar da empresa, conhecer os serviços que vão ser feitos e principalmente o profissional que atuará diretamente no serviço da promoção. Sendo assim o vendedor poderá passar para o profissional todos os prós e contras desse trabalho, na relação profissional-cliente, como informações valiosíssimas que jamais ele teria pensado que precisaria, eu que o diga...
No mais, exemplos como, a quantidade de cupons, o tempo da validade, o melhor serviço para oferecer, a melhor orientação para os clientes, enfim, tudo precisa ser dito e deve ser pensado e dialogado antes, para que o nome do profissional e da empresa de compra coletiva tenha sucesso e a parceria continue.
Deve-se ter atenção no respeito e na responsabilidade de ambos, o cliente que compra e o profissional que trabalha. Todos os profissionais que participam dessa parceria fazem porque acreditam em um resultado positivo. Não acredito que um profissional tenha outras intenções, até porque o lucro é pequeno, isso quando se ainda tem lucro, mas a vontade é muito grande. Ninguém deve “brincar” com esse tipo de trabalho, pois tempo é dinheiro e marketing é investimento.
Espero que todos os que comprem, aproveitem com responsabilidade e respeito a todos os que se esforçam para ganharem seu espaço com dignidade, como também, os que façam parte dessa parceria, saibam aproveitar para divulgar o trabalho com honestidade e competência e as empresas desse setor, que tenham sempre profissionais capacitados para venda e pós-venda.
Regina Thees (venda de 500 cupons)
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