Os nomes são diferentes, por isso não é a mesma coisa. Tem participação conjunta nos tratamentos estéticos, mas objetivos diferentes. As duas técnicas são excelentes e podem ser associadas à eletroterapia.
Independente da patologia ou de qualquer motivo estético, a massagem é sinônimo de saúde e um estímulo para quem quer se cuidar.
A massagem faz com que o corpo elimine as impurezas, desinchando gradualmente, dando uma sensação de leveza. Com uma boa ajuda na alimentação, exercício físico e ingestão de água, a drenagem fica mais fácil e o metabolismo mais rápido.
No tratamento estético é associado à massagem e a drenagem em dias alternados juntamente com aparelhos de eletroestética. O aparelho de alta freqüência também pode ser usado antes da massagem, pois estimula a circulação periférica e aumenta a vasodilatação promove e potencializa a penetração do princípio ativo do produto.
Os cosméticos têm papel fundamental para a eficácia de um tratamento estético e por isso também é recomendável a cliente usar cosméticos em casa (indicados pela profissional e tambem pelo seu médico)potencializando ainda mais o tratamento.
No tratamento de redução de medidas, além dos exercícios, os cuidados com a alimentação é imprescindível para a massagem ajudar a melhorar o contorno corporal. Deve-se diminuir a quantidade de ingestão de alimentos e fazer todas as refeições (as principais e os lanches de 3 em 3 horas), sem pular nenhuma com qualidade aliada a ingestão de 3 litros de água diários.
A massagem estética é mais aplicada em casos de gordura localizada (aumento das células adiposas) e na flacidez (redução e perda de atividade das fibras colágenas e elásticas) da pele. A massagem nutre e oxigena o tecido, ativando a circulação, fazendo com que haja um equilíbrio metabólico. No tratamento da flacidez não se faz necessário fazer drenagem manual.
A drenagem linfática manual tem grandes resultados tanto na área terapêutica como na estética, auxiliando nos tratamentos. Com o mau funcionamento do sistema linfático e circulatório surge a formação de edemas acompanhado do aumento de peso, dor e desconforto.
A drenagem linfática manual é muito indicada em tratamentos da celulite que é um edema, não inflamatório, na retenção de líquidos e no pré e pós-operatório facial e corporal. Pessoas em fase de emagrecimento podem usar a drenagem linfática como ajuda na desintoxicação, devolvendo proteínas ao sistema circulatório, conferindo a imunidade.
A celulite tem diversas causas, a principal é a causa é hormonal. O estrógeno prejudica a circulação arterial, aumenta a flacidez e a formação das estrias e ainda retém líquido. Alterações posturais, fator genético, circulatório, metabólico, medicamentoso, emocional e sedentarismo também são significativos.
A celulite tem etapas evolutivas. Na etapa de grau I (brando)e grau II (moderado) os tratamentos estéticos dão resultados positivos e freqüentemente são curáveis. Já no grau III (grave) a resposta com os tratamentos é parcial, pois as fibras conjuntivas estão quase totalmente danificadas, mas passível de melhora.
No tratamento da celulite, deve-se dar muita atenção nos casos de vasos e varicozes para não rompê-los ou produzir hematomas. A celulite é na pele e não na gordura, por isso a massagem é superficial, sem necessidade de machucar. Os tratamentos estéticos mistos são os que apresentam uma melhora significativa na celulite.
Os resultados dos tratamentos estéticos são lentos, progressivos e de longo prazo. Vai depender muito da cliente para se obter resultados positivos. Disciplina, assiduidade e continuidade são fatores decisivos no tratamento.
Regina Thees Massoterapeuta