Powered By Blogger

PELE SENSÍVEL

Ardência, coceira, vermelhidão, descamação... Pode ser sinal de pele sensível.
A pele sensível pode atingir qualquer tipo de pele, oleosa, mista ou seca. É a que reage mais intensamente a estímulos físicos o químicos.
Para reconhecer uma pele sensível, deve reparar no rosto mais avermelhado, com vasos aparentes e descamação. Nem sempre há sinais visíveis, apenas um ardor ou sensações de pinicar, repuxar, coçar.
Uma das causas mais freqüentes é a irritação por contato com produtos químicos (medicamentos, sabonetes, cosméticos). Outra é desencadeada por fatores ambientais (climas, poluição, ar condicionado) Há também aquela decorrente da ingestão de álcool ou de alimentos condimentados.
Doenças dermatológicas pioram e agravam o quadro. A rosácea aumente os vasinhos e provoca vermelhidão. A dermatite seborréica causa sensibilidade e descamação. A redução da barreira natural de proteção é outro desencadeante. Água (banhos e mergulhos), sol, frio, vento, esfoliações, o excesso compromete a camada superficial que protege a pele.
Não só o rosto é afetado, pálpebras, nariz e ao redor da boca são regiões delicadas também. As mãos estão sempre expostas aos estímulos externos e logo são afetadas.
Para tirar dúvidas e melhorar o quadro de sensibilidade, deve-se procurar um dermatologista e procurar seguir a risca a prescrição médica. Nos processos inflamatórios, o laser pode ajudar no tratamento.
Na pele sensível deve evitar o que é irritante ou possa agravar sua condição. Dê preferência aos produtos hipoalergênicos.
A sensibilidade é mais comum nas mulheres que fazem mais uso de agentes químicos. A genética também conta. As branquinhas são as que sofrem mais, pela própria característica a sua epiderme que costuma ser fina.
O estresse costuma deixar a pele mais sensível, por isso relaxar é sempre melhor.
Regina Thees - Esteticista